O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte caracteriza-se por situar uma reflexão transdisciplinar, com abordagens histórica, sociológica e antropológica, dentre outras, capaz de aprofundar a compreensão dos processos artísticos atuais.

Para atingir sua finalidade, as quatro linhas de pesquisas do Programa debruçam-se sobre o conhecimento da arte, focalizando sua pesquisa sobre linguagem artística, a obra de arte e sua circulação na sociedade. Busca-se, com as propostas do Programa, responder às questões atuais presentes nos horizontes do conhecimento da arte contemporânea: O que é a arte? Qual é o papel do artista na cultura de hoje? O que faz com que, em um determinado contexto, um objeto seja considerado “obra de arte”? Qual o papel do pesquisador na área dentro da universidade?

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

O programa tem por objetivo oferecer uma reflexão aprofundada a respeito da arte, sob o ponto de vista teórico, abrangendo aspectos estéticos, históricos, político-econômicos e críticos; fomentar as relações da pesquisa e da produção artística com a sociedade; e estabelecer interações com outras áreas do conhecimento. De modo específico, propõe:

  • Promover a formação e o aperfeiçoamento de pesquisadores e profissionais voltados à área de Estética e História da Arte, em nível de mestrado e doutorado;
  • Qualificar profissionais que desenvolvam projetos e pesquisas em instituições artísticas e culturais;
  • Estimular a pesquisa, a organização e a execução de projetos artísticos voltados à orientação de recursos didático-pedagógicos, tais como publicações, documentários, vídeos, entre outros;
  • Desenvolver projetos, pesquisas, eventos, documentação e reflexão teórica na área de multimídia e hipertexto, enfatizando a utilização de linguagem digital e eletrônica.

 

OBJETIVO GERAL

O Programa tem por objetivo oferecer reflexão abrangente e aprofundada a respeito da arte, abarcando aspectos estéticos, institucionais, históricos, sociopolíticos e críticos, fomentando as relações da pesquisa e da produção artística com a sociedade e propondo estabelecer interações com outras áreas do conhecimento.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Promover a formação e o aperfeiçoamento de pesquisadores e profissionais voltados ao estudo de conceitos históricos e filosóficos necessários à Estética e História da Arte;
  • Abordar metodologias capazes de demonstrar o alcance dessa investigação;
  • Qualificar profissionais no desenvolvimento de pesquisas e projetos que fundamentam o conhecimento histórico e estético voltados às instituições artísticas, educacionais e culturais atuais;
  • Estimular a pesquisa, sua aplicação e execução em projetos direcionados à produção e circulação da arte na sociedade, incluindo os meios de comunicação e seus horizontes culturais, econômicos, sociais e políticos.

 

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte apresenta a área de concentração "Estética e História da Arte" em quatro linhas de pesquisa: "Teoria e Crítica da Arte", "História e Historiografia da Arte", "Metodologia e Epistemologia da Arte" e "Produção e Circulação da Arte". A partir dessa estrutura, os projetos de pesquisa, conteúdos disciplinares, orientações de projetos, publicações, intercâmbios nacionais e internacionais e demais atividades do Programa dirigem-se para a perspectiva interdisciplinar propiciada pela área de concentração. Nas ações estabelecidas, diversas esferas do conhecimento estético e artístico (teoria, crítica, história, historiografia, metodologia, epistemologia, produção e circulação) são correlacionadas com as linhas de pesquisa. Nos procedimentos metodológicos e epistemológicos há clara tendência à interação com outras áreas do saber, tais como: administração, antropologia, arquitetura, ciências sociais, comunicação (com ênfase nas novas mídias digitais), economia, educação, filosofia, história, museologia, patrimônio, psicologia, políticas públicas e mais recentemente, saúde pública e direito.